Ernâni Luís
Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter
Nome:
Email:

Histórico
Quinta-feira, dia 15 de junho de 2017
P
A vocação musical de Ernani Luís despontou cedo. Com as primeiras palavras vieram também as primeiras canções, aperfeiçoadas ao longo do tempo com o acompanhamento do violão, primeiro instrumento musical que aprendeu a tocar. Apesar de ser participante ativo dos grupos de JE (Juventude Evangélica), na época sua opção musical foi pela música popular, vindo a ser integrante de várias bandas de renome, assim como, Corpo & Alma, San Marino, Berlim, Paisagem, entre outras.
Em 1983, ingressou no magistério e passou a lecionar música na SETREM (Sociedade Educacional Três de Maio). A partir das aulas de canto, violão, flauta e teclado, conseguiu formar a Orquestra & Coral Setrem, grupo encarregado de representar a Escola em eventos na comunidade local e regional. Em 1996, este grupo gravou seu 1º CD "Over the Rainbow". A partir dessa experiência e das apresentações que viriam a ser cada vez mais frequentes, surgiu a necessidade de aperfeiçoar o espetáculo musical do grupo. Dessa forma, foi criado o Show Musical Setrem, grupo que integra a música vocal instrumental com a dança. Em 1998, foi gravado o primeiro CD deste conjunto.
Na comunidade evangélica, desempenhou funções de liderança, sendo presidente da JE por duas vezes. Em 1993, foi regente do Coral São Paulo de Três de Maio. Sempre que possível, participa dos cultos na Comunidade São Paulo integrando o grupo de animação. Conforme convite do Pastor Sinodal Dari Jair Appelt, em 1998, Ernani Luís assumiu a coordenação do Conselho Sinodal de Música com a preocupação de difundir o gosto pela música cristã nas comunidades bem como, de criar e incentivar novos valores musicais; pessoas dispostas a colocar seus dons a serviço da comunidade.
Durante a realização do ARJ/1999, em Três de Maio, surgiu a ideia de gravar um CD com músicas e mensagens cristãs para atender às carências constatadas no Sínodo e tentando proporcionar um repertório musical para pessoas de espírito jovem. Para a realização deste trabalho, foi constituída a dupla Karin & Ernani que, em agosto de 1999, lançou o CD "Luz do meu Caminho", composto por 12 canções (5 regravações e 7 músicas inéditas). O disco logo se tornou conhecido nas comunidades do Sínodo e da IECLB e a dupla passou a realizar apresentações em eventos diversos, assim como: o Dia da Igreja da Paróquia Guarani (31/10/99); Natal Luz de Três de Maio (22/12/99); ARJ/2000 em Mondai - SC (27/01/2000); Dia Internacional da Igreja em Santa Rosa (11/06/2000), entre outros. Devido ao casamento de Karin e a sua transferência para a cidade de São Leopoldo - RS, a dupla Karin & Ernani deixou de existir. No entanto, o projeto continua em carreira solo.
Ao todo, são 9 CDs lançados ao longo destes 18 anos de trabalho: 
-> 1999 - CD "Luz do meu Caminho"; 
-> 2000 - Quando o povo se reúne; 
-> 2002 - CD "Teu Amor"; 
-> 2004 - CD "Repartir"; 
-> 2006 - CD "Canções de Fé, Amor e Paz"; 
-> 2009 - CD "Acende uma luz"; 
-> 2011 - CD "Eu quero paz". 
-> 2013 - CD "Em tua presença"
-> 2017 - CD "Quando estou pensando em Deus"
Em seu ministério, Ernani Luís está atendendo às comunidades que manifestam interesse em evangelizações, cultos e outros eventos. Além do vínculo com a IECLB, Ernani Luís trabalha nas demais comunidades religiosas, escolas, prefeituras e outras entidades. Nestes 18 anos de carreira com a música religiosa, o cantor apresentou-se em inúmeras comunidades pelo Brasil a fora. Durante o mês de junho de 2003, apresentou o seu trabalho musical em comunidades na região de Köln, na Alemanha.
Além do presente da vida, o cantor vê em sua família uma grande dávida de Deus. O casamento com Eliana foi abençoado com dois filhos: Ana Luísa e Eduardo Alexander.